16 de dezembro de 2018

[Resenha de livro] Uma Curva no Tempo de Dani Atkins

Uma Curva no Tempo 
de Dani Atkins
Editora Arqueiro
❤❤❤❤❤

A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona? A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?

O que mais me chamou a atenção nesse livro foi a sua capa totalmente adorável. Adorei o desenho e a combinação de cores usadas, sem dúvidas um charme a parte. Depois de olhar a capa, fui para a sinopse, que me fez imediatamente querer ler o livro, afinal, adoro histórias que envolvem isso de voltar ao tempo, viver uma nova realidade, poder mudar as nossas escolhas. E, bem, felizmente tive uma surpresa agradável ao ler esse livro e não poderia estar mais feliz por isso! 

A história começa com um grupo de amigos que marcaram de se encontrar antes de ingressarem na faculdade, pois cada um iria para um lugar diferente e não poderiam se ver mais com tanta frequência. Nesse encontro, porém, ocorre um acidente, onde Rachel é salva pelo seu melhor amigo de infância, Jimmy, que acaba morrendo em seu lugar. Cinco anos depois do ocorrido, Rachel está longe de todos os sonhos que tanto desejou, pois não pôde cursar a faculdade de jornalismo devido às sequelas do acidente, seu pai está com câncer, seu namoro terminou e, além disso, ela ainda carrega a culpa por ser a causa da morte de Jimmy. 

É quando ela tem a chance de mudar todo o rumo da sua vida: ela vai para outro tempo, onde tudo é do jeito que ela tanto sonhou. Ela possui uma carreira bem sucedida em uma revista, está noiva do cara que supostamente ama, seu pai está bem, e tudo em sua vida está dando certo. Porém, ela ainda tem lembranças daquele outro tempo, em que a sua vida era extremamente solitária. Confusa, ela tenta buscar as respostas para essa pergunta, enquanto usufrui dessa vida que tanto desejou.

No começo, não estava gostando da narrativa do livro. Tudo é bastante descrito e as cenas são bem lentas, mas tudo foi bem pensando, pois cada detalhe é essencial para dar continuidade a história. Ao longo que o livro avança, a escrita também evolui, a ponto de você não conseguir parar de ler até chegar ao final.

E que final... eu nunca imaginaria algo do tipo. Você chega a diversas conclusões sobre o que está acontecendo, pois existem diferentes discussões ao decorrer dos capítulos. Admito que pensei que não fosse ser revelado o que estava acontecendo, mas é, tendo um final explicativo e definitivo. E tenho que admitir que, pessoalmente, esse foi um dos melhores finais que já li. Cada palavra escrita foi tão bem pensada, que eu li mais de duas vezes, me emocionando em cada uma delas. É maravilhoso. 

Os personagens foram bem pensados também, pois cada um possui uma personalidade diferente, formando um grupo de amigos bastante diversificado. Acho que cada um tem um papel importante na história e todos contribuem de alguma forma para o desfecho da história.

Gostei bastante da forma da escrita da autora especialmente a partir da metade do livro, talvez porque não é preciso descrever tantos detalhes como no começo, e ela pôde focar principalmente nos personagens. Os cenários para ocorrer cada cena, ao meu ver, foram ideais para cada uma delas, e fico imaginando o trabalho que deu bolar todas elas. Além disso, o desenvolvimento da história e dos personagens é muito bom, não atropelando nenhum acontecimento, tudo ocorre em seu tempo.

Eu amei esse livro e recomendo a todos. Ainda não conheço muito bem os demais livros da autora, mas com certeza quero conhecer mais sobre o trabalho dela. Esse livro sem dúvidas foi um achado!