30 de maio de 2020

[Resenha de livro] A Geografia de Nós Dois de Jennifer E. Smith

A Geografia de Nós Dois 
de Jennifer E. Smith
❤❤❤❤❤

Depois do sucesso de A probabilidade estatística do amor à primeira vista, que em breve ganhará as telas do cinema, Jennifer E. Smith retorna com uma história sobre amor e desencontros Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen, no subsolo... E é a meio caminho que ambos se encontram ― presos em um elevador, entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças a um blecaute. E entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões, eles descobrem muitas coisas em comum. Mas logo a geografia os separa. E somos convidados a refletir... Onde mora o amor? E pode esse sentimento resistir à distância? Em A Geografia de nós dois, Jennifer E. Smith cria tramas cheias de experiências, filosofia e verdade.

Esse foi o primeiro livro que tive contato com a escrita da Jennifer E. Smith e eu simplesmente fiquei encantada pela sua forma de descrever cada detalhe da história. É engraçado, mas foi um livro que me transportou de voltar à minha adolescência. A história é relativamente simples, beirando ao comum, mas a sua forma de contá-la é tão doce e cativante que, a todo momento, eu ficava pensando: "A Ana de 15 anos definitivamente iria gostar dessa história!".

A história é sobre Lucy e Owen, duas pessoas que moram no mesmo prédio, porém nunca se falaram. Então, o destino dá uma mãozinha para eles e, quando eles pegam o mesmo elevador, a luz da cidade toda acaba e eles ficam presos nele. Isso foi o suficiente para se conhecerem e se tornarem amigos, porém o que não esperavam era que, depois desse acontecimento, Lucy iria para Escócia e Owen para uma viagem pelos Estados Unidos, criando uma barreira geográfica entre eles.

Pois bem, mesmo com essa distância, Lucy e Owen continuam mantendo contato através de cartões postais. Eu gostei de desse meio, pois dá um toque de romance e expectativa à história. Aliás, acho que expectativa foi o que mais senti lendo esse livro, pois é mostrada a nova rotina de Lucy e Owen sob suas perceptivas e isso nos faz imaginar como e quando eles iriam se encontrar novamente, bem como de que modo as novas experiências de vida iriam refletir nesse encontro.

A história é fluída e envolvente, com descrições de cenários de um jeito que só a Jennifer consegue escrever. Creio que, para ficar melhor, apenas se houvesse uma abordagem mais detalhada dos personagens, para que os leitores pudessem se simpatizar mais com eles e não apenas com a história em si. Aliás, essa falta de descrição dos personagens acaba influenciando no final do livro que, por ser em aberto, prejudica a formulação de hipóteses sobre o destino de cada personagem.

Por fim, é uma ótima escolha para quem gosta de um romance com um toque de drama, que tem como bônus conhecer diversos lugares enquanto se lê um livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário