10 de janeiro de 2019

[Resenha de livro] O Segredo do Meu Marido de Liane Moriarty

O Segredo do Meu Marido
de Liane Moriarty 
❤❤❤❤❤

Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo — algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo... Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia — ou uma à outra —, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela. Um romance emocionante, O segredo do meu marido é um livro que nos convida a refletir até onde conhecemos nossos companheiros — e, em última instância, a nós mesmos. 

Estava olhando posts antigos do blog e vi que tinha feito uma lista de livros que gostaria de ler, e O Segredo do Meu Marido estava lá. Lembro que fiquei intrigada com o título na época, pois queria saber qual seria esse "segredo", mas sempre acabava deixando pra lá. Até que, para iniciar as leituras de 2019, fui imediatamente nele para enfim descobrir esse segredo e matar a minha curiosidade.

O livro conta a história de três mulheres:

Cecilia, uma mulher que acredita ter toda a sua vida sob controle, sendo mãe, dona de casa e vendedora ao mesmo tempo, e que tem um marido trabalhador e amigo, ou seja, ela tem uma vida que é muito admirada pelos outros de fora. Porém, toda essa crença de acreditar estar sempre no controle acaba quando ela encontra uma carta do marido destinada a ela, para ser aberta depois que ele morrer. 

Tess, que tem um casamento feliz e um ótimo emprego, sendo que larga este último para abrir uma empresa com o marido e a sua prima. Tudo estava indo bem, até seu marido anunciar que está apaixonado pela sua prima. 

Rachel, uma senhora que vive a sua vida imaginando como a sua vida seria se a filha falecida estivesse viva e se questionando o que aconteceu no dia da sua morte. Ela tem um neto do seu outro filho, que preenche um pouco desse vazio, mas tudo muda quando ele anuncia que irá se mudar de cidade e levar o filho. 

Pois bem, cada uma possui uma história diferente e achei impressionante como a autora ligou uma personagem a outra. Não tem uma história que eu diga que foi a que mais gostei de ler, pois todas foram realmente muito bem trabalhadas. Em outras palavras, eu poderia dizer que não existe uma história "principal", todas elas são interessantes e influenciam no andamento da história. 

A escrita também foi bem legal, pois ela narra os pensamentos dos personagens, então você entende as suas atitudes e tem empatia por eles. Essa parte, aliás, foi a que mais gostei, pois fez com que o livro não tivesse uma divisão de começo, meio e fim, é como se você mesmo estivesse dentro do livro, afinal, você está lendo pensamentos, atitudes, raciocínios... enfim, achei genial essa forma de narrativa. 

Quando terminei de ler o livro, fiquei me perguntando porque demorei tanto para o ler. Ele é bem escrito, tem uma história bastante peculiar e, acima de tudo, conta a histórias de mulheres guerreiras, dispostas a enfrentarem a sua própria luta. Por fim, o livro realmente me impressionou por todos esses aspectos, e digo que vale a pena colocar na lista de livros de 2019 caso ainda não tenha lido. Recomendo!