17 de junho de 2015

[Resenha de dorama] Who Are You: School 2015


Who Are You: School 2015 é um dorama de mistério e suspense, mas que também possui doses de comédia e de romance. O tema central da série é o bullying, mostrando as consequências que tal ato pode trazer a vida das vítimas e, até mesmo, para quem o pratica.

A série é estrelada pela jovem atriz de 15 anos Kim So-hyun, que interpreta as irmãs gêmeas Lee Eun-bi e Go Eun-byul. A atuação dela foi excelente, a ponto de podermos diferenciar as gêmeas pelo tom de voz e não apenas pela diferença do visual. Sem dúvidas, ela tem um longo futuro pela frente e a sua interpretação nesse dorama apenas confirmou isso. 


A história gira em torno de Lee Eun-bi, uma garota órfã que vive em um orfanato chamado Casa do Amor. Embora sempre aparente estar bem, ela na verdade é constantemente humilhada e perseguida por um grupo de garotas da escola liderado por Kang So-young. Quando o sofrimento de Lee Eun-bi chegou ao extremo, isso a levou a cometer suicídio pulando de uma ponte.



Por outro lado, Go Eun-byul é a garota mais popular da escola. Ela vive uma vida confortável com a sua mãe, mas guarda mágoa por causa da morte repentina da sua melhor amiga da escola. O seu melhor amigo é Han Yi An, quem a conhece há mais de dez anos. Ele a considera seu primeiro amor. Além disso, ela sabe que tem uma irmã gêmea, enquanto Lee Eun-bi não.


Durante a viagem escolar, Go Eun-byul some sem deixar nenhum rastro. Um tempo depois, Lee Eun-bi está viva e se encontra no hospital, sendo confundida com Go Eun-byul. Consequentemente, acaba sendo levada para casa pela mãe adotiva. Por ter como sequela a perda de memória, ela começa a levar a vida de Go Eun-byul até se lembrar de quem realmente é. Nesse tempo, acaba se tornando uma grande amiga de Gong Tae-gwang, que a ajuda no processo de redescobrir sua história.

Em torno dessa enredo, diversas questões são levantadas para serem respondidas ao longo dos 16 episódios do dorama. Infelizmente, as respostas não são completas e algumas delas ficam por conta da nossa imaginação.


O triângulo amoroso entre Lee Eun-bi, Han Yi An e Gong Tae-gwang é muito mal elaborado e o desfecho para ele é decepcionante. Um final aberto para esse caso seria bem melhor, ao menos que o desenvolvimento dos personagens tivesse sido melhor elaborado.


O personagem Han Yi An foi muito mal escrito. Seus sentimentos nunca são claros e suas atitudes mudam drasticamente a cada episódio. Na minha opinião, ele definitivamente não é um personagem cativante, é bastante inconstante, ou seja, nunca sabemos o que esperar dele.

Por outro lado, Gong Tae-gwang é um personagem que muda eventualmente a cada episódio, tornando-se mais maduro e mostrando que tem certeza dos seus sentimentos, com gestos, atitudes e palavras.

A história é totalmente focada em Lee Eun-bi e acho que esse foi um dos principais erros. Go Eun-byul é uma personagem de personalidade forte e que possui muitos segredos. Embora ela não tenha aparecido muito, isso foi o suficiente para ter cativado todo o público. Tenho certeza de que, com o posto de vista dela também, a história se tornaria ainda mais interessante.


As cenas entre as irmãs também são bastante elogiáveis, especialmente pelo efeito real de realmente ter duas pessoas em cena.


Apesar desses pontos negativos, a série é bastante viciante e, a cada episódio, a ansiedade pela solução dos mistérios aumenta um pouco mais. A forma de tratar o tema bullying é bastante interessante, pois mostra a realidade muitos estudantes pelo mundo. A atuação dos atores foi excelente. Por fim, a trilha sonora usada em cada situação durante o dorama é elogiável e cito a canção "Return" por Wendy como a minha favorita.

Um comentário: