17 de abril de 2018

[Resenha de dorama] Radio Romance

Radio Romance 
Ano: 2018
País: Coreia do Sul
❤❤❤❤❤

Song Geu-rim tem o sonho de ser uma roteirista, porém sempre acaba exercendo a função de assistente. Com um proposta de ser a roteirista principal se conseguir que o idol Ji Soo-ho faça parte do elenco do programa, ela faz de tudo para que ele aceite esse convite.

Olá, pessoal! Hoje trago para vocês a resenha do dorama Radio Romance, com a minha atriz favorita, Kim So-hyun. Esse dorama é extremamente inocente e clichê, vamos a resenha.

Tudo gira em torno de Song Geu-rim, uma garota que sonha em ser roteirista de radio. Mas, infelizmente, ela nunca tinha recebido uma proposta para mostrar o seu talento, até que Lee Kang, um produtor de sucesso, diz que ela será a sua roteirista principal se conseguir trazer o idol Ji Soo-ho para participar do programa. Então, ela resolve agarrar essa oportunidade e faz de tudo para trazê-lo a esse programa.

Ji Soo-ho aparenta ter uma vida perfeita, pois nunca comete erros e seus pais sempre são carinhosos e mostram que se amam na frente das câmeras. Pois bem, isso só acontece na frente das câmeras. Na verdade, a família é extremamente desestruturada e Ji Soo-ho sofre muitos problemas de insônia por causa disso, tendo pesadelos constantes sobre a sua vida.

Após muita insistência, ele resolve aceitar o programa na rádio. Porém, nem tudo é perfeito, pois ele manda seus empregados refazerem o roteiro e que tudo fosse pré-gravado, para que não houvessem erros. Dessa forma, cabe a Song Geu-rim e Lee Kang mudarem o pensamento dele sobre a rádio, e até mesmo sobre a sua pessoa, como, por exemplo, o medo de cometer erros, para que finalmente Song Geu-rim possa utilizar o seu roteiro e estrear como roteirista principal.

Embora a história seja boa, acho que ele poderia ser melhor. Começando pelos protagonistas, adoro a Kim So-hyun, mas acho que ela não se encaixou nesse papel e não conseguiu mostrar todo o seu potencial. Apesar de adorá-la, acho que deviam ter escolhido uma pessoa dentro da faixa etária da personagem, pois ela tem apenas 18 anos e estava interpretando uma mulher de cerca de 26 anos. Não estou dizendo que a idade influenciou em sua atuação - ela foi ótima - mas sim as limitações que a diferença de idade entre ela e os demais atores proporcionaram. É notório que muitas cenas tiveram que ser adaptadas para suprirem essa diferença e muitos também notaram isso. Mas, na medida do possível, isso não influencia tanto no dorama, mas aí é da pessoa, achar essas cenas "fofinhas" ou bobas.

Dito isso, a personagem que Kim So-hyun interpretou é Song Geu-rim. Eu gostei da personagem, pois tem diversas atitudes dela que nos fazem refletir. Um exemplo que achei legal, ela gostaria de saber mais sobre Ji Soo-ho e estava prestes a perguntar ao seu amigo sobre a sua vida, mas, então, ela diz: "não, não é nada. Irei falar diretamente com ele". Mega simples, mas se todos agissem assim, evitaria tantas brigas e discussões. O relacionamento que ela tem com a mãe também é extremamente fofo. A mãe dela é cega, então, desde que era adolescente, assumiu a responsabilidade de cuidar dela. Mas é lindo como o respeito e a confiança prevalece entre as duas, sempre uma pedindo a opinião a respeito de diversas coisas. Além disso, a sua determinação para alcançar seu sonho de se tornar uma roteirista é admirável, uma vez que fez muitas coisas que não tinham a ver com seu trabalho apenas para se manter como assistente e, eventualmente, chegar ao seu objetivo final.

Como par romântico de Song Geu-rim, temos Ji Soo-ho, interpretado por Yoon Doo-joon. Eu gostei da atuação dele. Eu diria que individualmente os dois são bons, mas não teve aquela "química", sabe? Mas, enfim... Ji Soo-ho sempre esteve preso a sua imagem de idol perfeito e nunca, de fato, viveu. E, depois que experimentou isso de errar, devido especialmente a rádio (que são transmissões ao vivo), ele se soltou e pegou o gosto por ser ele mesmo. Bem, eu gostei e não gostei do personagem. Gostei pela história de superação que ele possui e não gostei das suas atitudes relacionadas ao amor. Ciúmes bobos, atitudes exageradas, muito questionamento. Fiquei com bronca algumas vezes, porque não é assim que funciona!

O dorama tem os personagens secundários, dos quais posso citar Lee Kang, o produtor do programa. No começo, não gostei dele, mas, conforme vai se desenvolvendo a sua história, passei a gostar dele e compreender as suas atitudes. Acho que ele foi um dos motivos para eu ter assistido até o final, pois ele quebra essa coisa "pesada" do dorama, já que é engraçado, debochado e sempre tenta dar um jeito para tudo (até mesmo ignorando as consequências para fazer isso), diferente dos demais personagens.

Não vou dizer que foi um dos melhores doramas que assisti, mas não posso dizer que foi um dos piores. Normalmente, eu sempre acabo me decepcionando com os episódios finais dos doramas que assisto, mas esse foi diferente. Foi tão tocante, inocente. E totalmente inesperado por mim o que aconteceu. Tanto que os os últimos episódios me fizeram pensar: "uau. Sorte que assisti até o final". Isso porque o dorama é um pouco monótomo no começo, mostrando situações focadas especialmente na transmissão do programa de rádio (como o que fazer quando ocorre atrasos ou imprevistos, por exemplo), e não relacionadas aos personagens. Logo, senti falta da história do passado dos personagens secundários, seria muito legal, por exemplo, saber mais sobre Lee Kang e essa sua personalidade tão debochada. Mas, o fato de ser focado nas transmissões da rádio não foi algo ruim. Pelo contrário, foi muito interessante saber como funciona os programas de rádios, os imprevistos que é preciso se lidar, a pressão... enfim, com certeza passei a valorizar ainda mais esse trabalho!

Quanto a história, eu diria que sim, eu gostei dela. Tenho certeza que ao ler o resumo da dorama, por exemplo, eu iria me apaixonar! Mas, quando penso no drama em geral, ou seja, levando em consideração todos os aspectos que o compõem, eu fico meio receosa em falar que gostei. Os personagens principais não me cativaram muito, especialmente Ji Soo-ho. Esse aspecto afetou minha perspectiva sobre o roteiro, pois ficava toda hora pensando "poderia ser melhor" ou simplesmente "poderia ser de outro jeito". Como posso explicar, os personagens têm comportamentos infantis e isso é claramente demonstrando nas falas (eles têm 30 anos!). Sim, admito que isso me irritou demais em alguns momentos. O desenvolvimento também é meio chato no começo sim, mas depois vai melhorando, então não recomendo pararem de assistir por esse motivo.

Também tenho que falar sobre as diversas músicas tocadas no dorama. Por ser tratar de um programa de rádio, durante todos os episódios, são tocadas diversos hits! Achei mega interessante isso, pois pude descobrir muitas músicas e todas parecem que se encaixam ao momento em que tocam, deixando o clima mais alegre ou triste. Agora, quanto a trilha sonora, ela não se adequou ao meu gosto pessoal, mas adorei o contexto em que cada música foi inserida. Novamente, elas foram totalmente alinhadas ao dorama e isso é algo muito positivo, pois traz ainda mais emoção a cada momento.

Bem, agora vamos para a pegunta principal: eu recomendaria esse dorama? Numa conversa em um grupo de amigos, esse dorama passaria longe da minha lista de recomendações. Como citei anteriormente, não é um dos melhores que vi, mas também não é um dos piores. Acho que ele é ideal para quem gosta de uma série que não seja "contínua" (não depende de se atentar a todos os episódios para se dar continuidade a série), o que não é o meu caso. Mas gostaria muito de ouvir a opinião de vocês! Vocês gostaram?! Não esqueçam de comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário